Vivenciando a Cidadania

Nosso objetivo é falar sobre diversidade,

vivenciando a cidadania

dentro da escola,


trabalhando a participação

na vida em sociedade,


fazendo com que nossos alunos

cresçam sujeitos de
direitos

e deveres tendo condições

de serem cidadãos
ativos.



Sugestões de livros para trabalhar o tema em sala de aula.

Diferentes - Pensando Conceitos e Preconceitos
Mais uma vez,Liana Leão demonstra estar em perfeita sintonia com o universo lúdico de gente miúda,que pensa graúdo. Sua forma de escrever,suas imagens e personagens são plena e conscientemente cúmplices do imaginário infanto-juvenil.Este livros encerra uma preciosa sabedoria crescer significa descobrir a realidade em sua variedade infinita e aceitar suas múltiplas polaridades,para depois seguir em frente com alegria e construir sua própria história.Porém a aventura espiritual do texto não termina aí; ele passa por alusões e sugestões derivadas da sabedoria popular e de grandes mestres que pensaram o mundo Shakespeare,John Donne,Cervantes, Drummond,Bandeira,grandes personagens que inventaram e ousaram...



A arca de ninguém.

Quando Noé construiu a arca, teve a maior dificuldade para colocar todos os animais lá dentro porque eles nãos queriam se misturar... Uns se achavam superiores aos outros. Um livrinho bom para trabalhar união, respeito as diferenças individuais etc.







O menino Nito

Homem não chora?!? Este é um problema que se coloca diante do menino Nito. "Prato cheio" para pensarmos a respeito dos gêneros e dos diferentes estereótipos que vivenciamos e ajudamos a fortalecer em nosso dia a dia.




O amigo do rei

Esta obra realmente me surpreendeu. Ruth Rocha consegue abordar com maestria o tema escravidão sem necessariamente permanecer focada na visão eurocêntrica da história. O garoto Matias e seu amigo Ioio partem em uma aventura até chegarem a um quilombo, onde a surpresa acontece. Uma aula de história e sensibilidade!






Menina Bonita do Laço de Fita
"Menina Bonita do Laço de Fita" Era uma menina linda. A pele era escura e lustrosa, que nem pêlo da pantera quando pula na chuva. Do lado da casa dela morava um coelho que achava a menina a pessoa mais linda que ele já vira na vida. Queria ter uma filha linda e pretinha como ela.








0 comentários:

Postar um comentário